10 de mai. de 2011

Temor

Eu estava lendo a biblia esses dias, e percebi o maior ponto em comum de todos os grandes homens de Deus: Um coração temente.
E essa palavra "TEMOR" sempre foi muito vaga pra mim. Pois a primeira coisa que me vem a cabeça quando eu penso em temor, é medo. E não tem sentido termos um coração com 'medo' de Deus. Então eu fui procurar o significado dessa palavra no dicionário, e eis o que eu encontrei:

Significado de Temer

Reverenciar, adorar.

temor (ô)

1. Medo, receio; sentimento respeitoso.

2. Fig. Pessoa ou coisa que infunde medo.

3. Escrúpulo; zelo; pontualidade.

temer (ê) - Conjugar

1. Ter medo de, recear.

2. Tributar grande respeito ou reverência a.

fazer-se temer: inspirar respeito, temor.



E nota-se nessas definições a constante presença da palavra Respeito,

que por sua vez, signfica:



1. Sentimento que nos impede de fazer ou dizer coisas desagradáveis a alguém.

2. Apreço, consideração, deferência, obediência, submissão, temor, medo.

3. Temor do que os outros podem pensar de nós.

respeitar -

1. Dar provas de respeito. = honrar, venerar

2. Poupar.

3. Temer, recear.

4. Observar, cumprir, tolerar.



E com todas essas definções, eu comecei a enxergar o nexo nas coisas.

O medo que faz parte do temor, não é o medo de um Deus mau, mas sim o medo de magoar. É aquele medo que de tanto amar, não queremos errar, para todos os dias estarmos agradando nosso objeto de devoção, no caso, Deus.

E nesse medo de magoar, entra o respeito, que se transforma em obediencia, admiração.

Respeito é aquele sentimento que te faz querer ser mais parecido com tal pessoa, que te faz querer agrada-la, que te faz se importar com que tal pessoa pensa de nós.

E o mais interessante, é que entre as definções de respeito está "honrar", e honrar é prezar, enobrecer, é demonstrar a essa pessoa o quão ela é maior que você.

E pegando tudo isso que foi dito, nosso coração só será temente a Deus, quando O amarmos acima de todas as coisas.

E pegando o exemplo de jó, no versiculo primeiro, ja diz que Jó era integro e reto; temia a Deus e desviava do mal. E o mais importante sobre jó, é que Deus se orgulhava dele, e mais que isso, confiava nele.

Porque Deus confia em corações que o temem. Ele sabe o quão disposto, completo e decidido é um coração temente a Ele.

Porque quando você teme a Deus, você coloca em pratica o seu amor por Ele, você deixa claro para o próprio pai, que aconteça o que acontecer, ele é a essencia da sua vida.

E Deus se alegra disso, pois ele sabe o quão dificil é alcançar isso. Porque quando você teme a Deus, você deixa tudo pra traz, e vive pra ele. Você domina todo santo dia a sua carne, para exaltar a Deus.

E em salmos 33:18 diz que ".. Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam no seu constante amor"

Temer e Respeitar resultam em confiar, e em esperar.

Mas pode respirar um pouco, porque o temor vem de Deus, vem da natureza dele, da qual pertencemos, e se realmente desejarmos uma vida com Deus, que busquemos mais temor pelo seu nome.

Um comentário:

  1. Visitei seu blog, e dou-lhe os parabéns. Gostava que fizesse parte dos meus amigos na Verdade Que Liberta, se seguir meu blog siga de forma a que eu possa seguir também o seu blog. Desejo para si e para seus familiares um Ano-Novo cheio de saúde e união na graça de Jesus. Um abraço.

    ResponderExcluir